CAMARAGIBE - PERNAMBUCO - BRASIL
cineclubedalaia@gmail.com

Páginas dos amigos da Laia

sábado, 2 de junho de 2012

Clássicos, animação e cinema nacional marcam seis meses de atividades do Cine Mais Cultura da Laia

Neste mês de junho, o projeto Cine Mais Cultura da Laia completa seis meses de atividades, realizadas através do incentivo do edital Funcultura. Para nossa equipe, é a conclusão de um ciclo em que as sessões do cine se intensificaram, atingindo principalmente o público infantil. E para marcar a data, a programação de junho vai unir três eixos que caracterizaram exibições ao longo do primeiro semestre: o espaço dedicado ao cinema nacional, os filmes de animação e o resgate de clássicos. No primeiro caso, o filme escolhido é “Os trapalhões e o Mágico de Oroz”. Já exibimos outras duas produções da trupe de comediantes que marcou o humor nos anos 70 e 80, e para a equipe do cineclube foi uma grande surpresa e satisfação, ver a irreverência de outros tempos, ser redescoberta e apreciada pelo público infantil dos tempos atuais. Isso nos motivou a incluir a sátira à fábula do Mágico de Oz, interpretada por Didi e Cia, na programação deste mês, na certeza de que o bom humor não envelhece.

O cinema de animação é contemplado com “As aventuras de Azur e Asmar”, do francês Michel Ocelot, de quem já passamos “Príncipes e Princesas”. Azur e Asmar são criados como irmãos, mas acabam se envolvendo numa busca que vai testar suas diferenças, abordando temas como amor, tolerância e determinação. Por fim, prestando tributo aos clássicos do cinema, exibiremos “O garoto” de Charles Chaplin. A presença de Chaplin na programação dispensa apresentações e justificativas, mas temos um motivo especial para apresentar a nossos pequenos espectadores esse que é um dos mais singelos filmes desse diretor: o ano para o Cineclube da Laia começou exatamente com uma de suas obras-primas, "Tempos Modernos".

Confiram a sinopse dos filmes:

O garoto (Charles Chaplin,1921)


Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que quando descobrem o bebê o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra o bebê. Inicialmente ele quer se livrar da criança, mas diversos fatores sempre o impedem e gradativamente ele passa a amá-lo. Paralelamente a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado tem um choque, pois muito provavelmente ela nunca mais verá sua criança.

As aventuras de Azur e Asmar (Michel Ocelot, 2006)

Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Azur é loiro e tem olhos azuis, além de ser filho de um nobre. Já Asmar tem olhos e cabelos pretos, sendo filho de Jenane, ama-de-leite que cuida de Azur. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados quando Jenane parte com o filho. Asmar cresce ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. Équando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos mas como rivais na busca da Fada.


O mágico de Oroz (Dedé Santana e Victor Lustosa, 1984)


Desesperados com a miséria no Nordeste, Didi e mais dois amigos partem para a cidade. No caminho encontram um Espantalho abandonado, que deseja ter um cérebro. Em seguida, descobrem o Homem de Lata, que quer um coração. Depois de viajar muito, o grupo chega à cidade de Oroz, castigada pela tirania do Coronel Ferreira e tentam ajudar o povo que ali reside.


Serviço

Cine Mais Cultura da Laia
Quartas-feiras, às 19h
Escola Municipal João Paulo II - Loteamento João Paulo II - bairro de Alberto Maia - Camaragibe
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário