Perseguições ao Povo Xukuru, rituais indígenas e os diferentes papéis exercidos pelas instituições em defesa do índio são alguns dos pontos que estarão na pauta de discussão do CineCabeça deste sábado (19). Na programação estão os curtas-metragens Xicão Xukuru e Huni Meka, Os Cantos do Cipó e o média-metragem “Mato Eles?”. Após a exibição haverá um bate papo com a presença de convidados. A mediação fica por conta da Federação Pernambucana de Cineclubes - FEPEC. A sessão acontecerá a partir das 14h, no Cinema São Luiz, com entrada franca.
Esta ação aos sábados tem como objetivo fomentar e difundir a prática do cineclubismo em Pernambuco através da exibição de filmes nacionais e consequente realização de discussões. O CineCabeça, projeto que integra o programa Células Culturais nas Escolas/Pacto pela Vida, é coordenado pela FUNDARPE, em parceria com o Programa CinEscola, o Centro de Atitudes e a Federação Pernambucana de Cineclubes - FEPEC.
Programação:
Mato Eles? (PR)
Direção: Sérgio Bianchi
34 min, doc, 1983, livre.
A Funai é um orgão de proteção indígena ou uma indústria de extração de madeira? O último índio da tribo Xetá deve ser tombado pelo patrimônio histórico? Você é a favor de que o extermínio indígena no Brasil seja imediato (vala comum) ou gradativo? É melhor negócio comprar a terra indígena e retirar a madeira, ou denunciar quem faz isso?
Este filme seminal de Sérgio Bianchi, revela sua ironia ácida e provocativa ao investigar as últimas etnias existentes no Paraná no final da década de 1970.
Huni Meka, Os Cantos do Cipó
Direção: Tadeu Siã Kaxinawá e Josias Maná
25 min, doc, 2006
Uma conversa sobre cipó (aiauasca), “miração” e cantos. A partir de uma pesquisa do professor Isaias Sales Ibã sobre os cantos do povo Hunikui, os índios resolvem reunir os mais velhos para gravar um CD e publicar um livro.
Xicão Xukuru (PE)
Direção Coletiva
16 min, doc, 2008
O documentário conta a história de vida, lutas e morte do Cacique Xicão, líder da nação Xukuru, assassinado num conflito com fazendeiros.
O vídeo Xicão Xukuru é produto da Oficina de Audiovisual para a Nação Xukuru-Ororubá, realizada no primeiro semestre de 2008 pela Cabra Quente Filmes Ltda em parceria com a Funarte, o Ministério da Cultura, Petrobras e a ACF, para 30 jovens indígenas Xukurus e agentes do ponto de cultura de Arcoverde. O objetivo da oficina era ensinar aos jovens uma forma de resgatar e preservar a sua cultura por meio do audiovisual.
CineCabeça – Questões Indígenas
Sábado, 19/06/10
14h
Cinema São Luiz - Rua da Aurora, nº 175, Boa Vista, Recife.
Entrada Gratuita
(enviado por emial FEPEC)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário