CAMARAGIBE - PERNAMBUCO - BRASIL
cineclubedalaia@gmail.com

Páginas dos amigos da Laia

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sambada da Laia, "Culturalizar a marginalidade para não marginalizar a cultura".


                                                                                                                                                     
Após três meses sem acontecer, a Sambada da Laia, principal evento cultural da cidade de Camaragibe, está de volta, agora em um novo endereço: a Praça da Várzea, no bairro de mesmo nome, na cidade do Recife. Durante esse período de recesso, militantes da Sambada se reuniram com a Prefeitura de Camaragibe, realizaram um ato cultural e um vídeo a favor da continuidade do evento, que esteve ameaçado de acontecer desde outubro de 2011, por conta da campanha contra a poluição sonora intitulada Som Sim, Barulho Não, promovida pelo Ministério Público de Pernambuco.

A mudança da Sambada para a Várzea foi uma decisão que prezou pela continuidade do evento, que passará a acontecer em um espaço público. As apresentações musicais serão realizadas no recém-construído anfiteatro da Praça da Várzea. Esse bairro, aliás, é rico em manifestações culturais, como maracatu, cavalo-marinho, coco, capoeira, forró... teremos uma amostra de toda essa diversidade na Sambada da Laia de abril, que, é claro, também abrirá alas para os mestres que já faziam a alegria de quem freqüentava a festa em Camaragibe.

A celebração começará mais cedo: a partir 15h, já tem Sambada da Laia com roda da Capoeira da Várzea, Feira de Artesanato e ensaio do Maracatu Várzea do Capibaribe. Às 19h30, o Cineclube da Laia exibirá Um lugar ao sol, de Gabriel Mascaro. A escolha desse filme está afinada com as atuais discussões sobre o modelo de ocupação do Recife e Região Metropolitana.  Em seguida, David Paulo Poeta mostrará toda a sua poesis, e após sua apresentação, o aguardado retorno dos mestres da Sambada: Zé Maria, Zé Negão e Manoel Ferreira. Também se apresentará o grupo Luz do Candeeiro, com participações de Abissal e Palha de Coco. A festa também contará com Bojo da Macaíba e o com o coco de toré do Pandeiro do Mestre.

Quem está com saudades não pode deixar de ir, e quem ainda não conhece, essa é a hora!

Serviço
Sambada da Laia
Quando: 14 de abril (sábado), a partir das 15h
Onde: Praça da Várzea
Quanto: Gratuito
Informações: 9701-6223/9724-3144

Nenhum comentário:

Postar um comentário