CAMARAGIBE - PERNAMBUCO - BRASIL
cineclubedalaia@gmail.com

Páginas dos amigos da Laia

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mostra de cinema iraniano movimenta UFRPE este mês


I MOSTRA DE CINEMA IRANIANO

O Cine Debate realizará durante o mês de novembro a I MOSTRA DE CINEMA IRANIANO

A Mostra de Cinema Iraniano vem para atiçar e surpreender os olhos curiosos para um cinema que ainda é pouco visto por aqui,
mas muito bem falado por uma produção de bons e belos filmes que vem mostrar a sensibilidade, o lirismo e a simplicidade do povo iraniano.

O cinema Iraniano, desde os anos 80 vem mostrando que nas terras dos aiatolás, assoladas por guerras externas e internas, também há lugar para a resistência cultural e artística. Atualmente o Irã produz uma média de 125 filmes por ano e possui uma sala de cinema dedicada exclusivamente aos curtas-metragens, apesar dos problemas políticos, econômicos, religiosos e de censura interna numa sociedade teocrática, de valores rígidos. Majid MAjidi, Mohsen Makhmalbaf, Jafar Panahi são alguns nomes apreciados do cinema iraniano e que estão consagrados nessa I Mostra.

Serão exibidos 4 longas-metragens e as sessões serão realizadas toda sexta-feira do mês de novembro, às 16:00, na sala de audiovisual do CEGOE/UFRPE.

A mostra de Cinema Iraniano é uma idealização do graduando do curso de Bacharelado de Ciências Sociais da UFRPE Hesdras Souto em parceria com Cine Debate.


PROGRAMAÇÃO

DIA 04/11 - FILHOS DO PARAÍSO (Bacheha-Ye aseman)/ Majid Majidi/ 1997/ 88min

Ali (Amir Farrokh Hashemian), um menino de 9 anos, perde o único par de sapatos que sua irmã tinha.
Para evitar brigas com seus pais, ele passa a dividir seu própio par com sua irmã.
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

DIA 11/11 - A COR DO PARAÍSO (Rang-E Khoda)/ Majid Majidi/ 1999/ 90min

A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade.
Seu jeito simples de "ver o mundo" é uma lição de vida.

DIA 18/11 - GABBEH/ Mohsen Makhmalbaf/ 1996/ 77 min.

Um casal de idoso seguem sua rotina se limpar Gabbeh, um tapete com um desenho intricado. Magicamente uma jovem aparece e passa a ajudar os dois.
Ela pertence ao clã cuja história é narrada nas imagens do tapete, especialmente o romance que envolveu a tal jovem e um estranho do clã.

DIA 25/11 - O BALÃO BRANCO (Badkonake Sefid)/ Jafar Panhadi/ 1995/ 90 min.

Durante as festividades do ano novo persa, uma garotinha insiste que sua mãe compre um peixe dourado bonito e gordo, ao invés dos magros que tem na fonte na casa da família, mas eles estão quase sem dinheiro. Após muito insistir, o irmão da garota acaba conseguindo o dinheiro, mas no caminho à loja, ela perde centenas de tomãs diversas vezes, e os adultos ao seu redor estão muito ocupados dar atenção aos seus problemas.

Serviço I Mostra de cinema iraniano
Sala de Audiovisual do CEGOE/UFRPE
Toda sexta-feira do mês de novembro

16h

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber como mandar um email pra vocês, pois eu cheguei a enviar nesse endereço acima, mas voltou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, vc pode entrar em contato com a gente pelo email cineclubedalaia@gmail.com.

      Tb estamos no facebook, adiciona lá.

      abçs

      ludimilla

      Excluir