
E a programação começa com o Cineclube da Laia, que promete fazer uma sessão pra lá de boa. Tomando como gancho a comemoração do dia da independência brasileira, 07 de setembro, a sessão tematiza a luta por emancipação, uma busca permanente para os seres humanos inconformados com as imensas desigualdades, intolerâncias e problemas ambientais que permeiam nosso planeta. O primeiro filme exibido será Independência ou..., vídeo da TV Viva, na qual o personagem Brivaldo (o ator Cláudio Ferrário), percorre as ruas do Recife fantasiado de D. Pedro I e "montando" numa burra de bumba-meu-boi, perguntando aos populares: "O Brasil é um país independente?". O filme seguinte é o documentário Acercadacana, de Felipe Peres, cujo mote é a história de uma mulher que se recusa a ser explusa do local onde mora para dar lugar à exploração do etanol, na Zona da Mata de Pernambuco.
Duas produções vão tratar de movimentos de resistência à cultura dominante: Abuela Grillo, da Bolívia, que é baseado num mito da cultura Ayoreo, da Bolívia e Paraguai. Essa animação toca em vários temas ligados à proteção da natureza e luta por um estilo de vida sustentável: a exploração desordenada de recursos, as desigualdades sociais, a tentativa de controle da natureza… e Gangbé Grass Band no Festival Canárias Jazz, que significa “som de metal”. A produção é sobre um grupo de nove músicos, que junta jazz à tradição cultural do Benin, marcada pelo vodu. No filme, o líder do grupo fala do trabalho da Gangbé e de sua visão a respeito do Benin na atualidade. Fecharemos a sessão com animação Hungu, de Nicolas Brault, que aborda a morte e a ressureição através do hungu, instrumento africano ancestral do berimbau brasileiro.
Após o Cineclube, teremos a interferência de dança Composição, com Carlos e Batista e Dani Montenegro. Em seguida, um momento bastante especial da noite: o público presente terá a oportunidade assistir ao vivo ao show do Grupo Bongar, diretamente da Galícia, na Espanha.
Depois de dançar com o Bongar via transmissão por internet, finalmente é chegada a hora de levantar poeira e dar umbigada com os mestres Adiel Luna, Leôncio, Zeca do Pandeiro, Zé Negão, além de dançar ciranda com o mestre Zé Maria. Mas a festa não pára por aí. Um dos maiores coquistas de Pernambuco pela primeira vez dará seus brados na Laia, que abalarão a Vila da Fábrica e Camaragibe inteira. Trata-se de Zé de Teté, da cidade de Limoeiro e uma das referências do coco de improviso. Imperdível!
Serviço
Sambada da Laia
Quando: 10 de setembro (sábado), a partir das 20h
Onde: Espaço da Gruta (ao lado da Praça da Gruta e em frente à Praça de Eventos), Vila da Fábrica, Camaragibe
Informações: 8553-2565/9724-3144
Nenhum comentário:
Postar um comentário