CAMARAGIBE - PERNAMBUCO - BRASIL
cineclubedalaia@gmail.com

Páginas dos amigos da Laia

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sertão do São Francisco recebe pela primeira vez o projeto Cinema na Estrada

Uma verdadeira caravana cinematográfica será realizada durante essa semana em vários municípios da região

A mostra cinematográfica itinerante Cinema na Estrada, que exibe filmes fora do circuito comercial em locais onde o acesso à produção audiovisual é praticamente nulo, chega pela primeira vez às cidades do Sertão do São Francisco. O projeto faz parte da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural Sertão do São Francisco, que até o dia 24 de setembro vai promover diversas atividades artísticas em seis municípios da região, tais como Afrânio, Cabrobó, Orocó, Dormentes, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.

Conhecida por ser o local onde se encontra o melhor doce de leite de Pernambuco, a cidade de Afrânio foi escolhida para sediar a estreia do Cinema na Estrada desta edição do Nação Cultural. A noite desta segunda-feira (19) foi agitada na Praça São João Batista, a principal do município. Desde cedo, um público heterogêneo composto por crianças, jovens e adultos já ocupava as cadeiras em frente ao telão montado ao ar livre, esperando pela exibição que começou pontualmente às 19h30.

Para abrir a mostra foram projetados 12 curtas feitos pelos alunos do Ponto de Cultura Cine Raiz, de Petrolina. Todos eles contavam histórias dos bairros da cidade. Após a abertura, teve início a programação oficial com sete curtas metragens pernambucanos. Destacaram-se as produções "Vou Estraçaiá", de Luiz Tiago Monteiro Leitão, que aborda a vida do pernambucano Luciano Torres, mais conhecido como "Todo Duro", ídolo do boxe nacional durante a década de noventa; "Recife Frio", de Kleber Mendonça Filho, ficção que se passa no futuro, onde o Recife teria se tornado uma cidade fria devido a uma mudança climática e "Velho Samba da Ilha", de Chico Egídio, que conta a história da origem do Samba de Véio da Ilha do Massangano, que fica em Petrolina. Dentre os filmes que compõem a mostra, dois deles foram realizados por Pontos de Cultura: o "Velho Samba da Ilha" e o "Mapinguari", sendo o primeiro feito pelo Ponto de Cultura Cine Raiz e o segundo, pelo Ponto de Cultura Cinema de Animação.

"Essa iniciativa está sendo ótima para a nossa região. Ela faz com que a comunidade se reúna no espaço público e aprenda algo diferenciado, tornando a praça um local ainda mais vivo e propício para disseminar conhecimento. Os filmes escolhidos valorizam o cinema do nosso Estado e é um privilégio poder apreciá-los”, comentou o pedagogo Edinaldo Silva. Segundo o cineasta e organizador da mostra, Chico Egídio, "o cinema na estrada busca democratizar o acesso à cultura audiovisual, priorizando cidades que não possuem cinema. Fazemos o mais difícil, já que exibimos em praça pública filmes que estão fora do eixo comercial. Trazemos produções com olhar diferenciado, é um formato mais de vanguarda, queremos que as pessoas conheçam esse tipo de filme".

Além da exibição de filmes, durante essa semana a cidade de Afrânio vai contar com uma uma oficina de artesanato em couro e apresentações musicais, com shows da Banda de Pífanos de Afrânio, Júnior do Acordeon, São Gonçalo do Amarantes, Samba de Roda Boa Vista e Quadrilha Junina.Já o projeto Cinema na Estrada continua nesta terça-feira (20), na cidade de Dormentes. Depois, a caravana segue para Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. A programação será a mesma em todos os municípios.

CINEMA NA ESTRADA

PROGRAMAÇÃO

FILMES

Vou Estraçaiá (Luiz Tiago Monteiro Leitão)
Tchau e Benção (Daniel Bandeira)
Nº 27 (Marcelo Lordello)
Recife Frio (Kleber Mendonça Filho)

Acercadacana (Felipe Peres)
Mapinguari (Lula Gonzaga)
Velho Samba da Ilha (Chico Egídio)

MUNICÍPIOS

DORMENTES
Terça-feira, 20 de Setembro
Local: Praça Principal, 19h30

OROCÓ
Quarta-feira, 21 de setembro
Local: Centro de Atividades Econômicas, 19h30

CABROBÓ
Quinta-feira, 22 de setembro
Local: Pátio de Eventos Concha Acústica, 19h30

SANTA MARIA DA BOA VISTA
Sexta-feira, 23 de setembro
Local: Praça Xisto Graciliano, 19h30

LAGOA GRANDE
Sábado, 24 de setembro
Local: Praça Central, 19h30

(FONTE: PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário