CAMARAGIBE - PERNAMBUCO - BRASIL
cineclubedalaia@gmail.com

Páginas dos amigos da Laia

sábado, 18 de junho de 2011

Rede Coque Vive oferece curso para pensar prática audiovisual

Curso Audiovisual e Práticas Sociais
2011-06-12

A rede Coque Vive oferece a estudantes da UFPE, e demais interessados, um curso que problematiza o audiovisual através de diversas perspectivas teóricas: as práticas do campo do documentário, as práticas do jornalismo televisivo, além de suas relações com o consumo e com a questão do poder na nossa sociedade. Trata-se de estimular uma compreensão da produção audiovisual através da discussão de seus aspectos ético-estéticos e sócio-históricos, tomando-o como instância de transformação capaz de agendar e de fazer circular socialmente diferentes valores.

O curso está dividido em 4 módulos temáticos, de 8h cada. Cada módulo inclui dois tipos de encontro: uma aula expositiva, e a exibição e o debate de um produto audiovisual em articulação com a programação do Cine Coque. O curso inclui ainda palestra com realizadores de audiovisual conhecidos nacionalmente, totalizando uma carga horário de 40h.

As inscrições devem ser feitas via email (cineclubecinecoque@gmail.com) e os interessados devem enviar um pequeno currículo (5 linhas) juntamente com a indicação de um produto audiovisual e a justificativa para tal escolha (máximo 10 linhas). Ao final do curso, os participantes deverão produzir um comentário crítico a respeito de uma produção que aborde alguma das questões trabalhadas ao longo dos módulos temáticos. Os cursistas que cumprirem 70% da carga horária total do curso e realizarem a produção final receberão um certificado de participação.


SERVIÇO:

O quê: Curso Audiovisual e Práticas Sociais

Quando: agosto a novembro (2011) com dois encontros por mês

Onde: auditório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) – Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE

Carga horária: 40h

Vagas: 40

Inscrições: 13 a 30 de junho (por email)


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1 – Audiovisual e Práticas documentais

19/08 (tarde): Aula expositiva: professora Cristina Teixeira (DCOM/PPGCOM)

26/08 (tarde): Exibição crítica de filme no Cine Coque. Mediador: Vinícius Andrade (mestrando PPGCOM)


Módulo 2 – Audiovisual e Práticas Telejornalísticas

16/09 (tarde): Aula expositiva: professora Yvana Fechine (DCOM/PPGCOM)

23/09 (tarde): Exibição crítica de filme no Cine Coque. Mediador: João Vale Neto (Secretaria de Cultura PE, Projeto Coque Vive)


Módulo 3 – Audiovisual e Consumo

21/10 (tarde): Aula expositiva: professora Maria Eduarda da Mota Rocha (DCS/PPGS)

28/10 (tarde): Exibição crítica de filme no Cine Coque. Mediador: Ridivanio Procópio da Silva (Movimento Arrebentando Barreiras Invisíveis)


Módulo 4 – Audiovisual e Poder

11/11 (tarde): Aula expositiva: professor Alexandre Simão Freitas (DAEPE/PPGE)

18/11 (tarde): Exibição crítica de filme no Cine Coque. Mediadora: Carolina Dantas (doutoranda PPGCOM)


29/08 (noite): Palestra: Ética e Estética do Audiovisual


SOBRE OS PROFESSORES:

Alexandre Simão de Freitas é professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFPE. Pesquisa processos educativos em espaços não escolares com foco nos processos de subjetivação e nas experiencias formativas de jovens das periferias urbanas, com base no pensamento tardio de Michel Foucault e no paradigma da dádiva do sociologo Marcel Mauss.

Cristina Teixeira Vieira de Melo é jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social/Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Linguística pela Unicamp. Mestrado em Linguísitica pela UFPE. Desenvolve estudos sobre documentário.

Maria Eduarda da Mota Rocha é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Mestre e doutora em sociologia da cultura pela USP, é também egressa do Programa de Formação de Quadros do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Entre suas publicações, destacam-se os livros A nova retórica do capital - a publicidade brasileira em tempos neoliberais (Edusp, 2010) e Guel Arraes – um inventor no audiovisual brasileiro (em co-autoria, pela Cepe, 2009).

Yvana Fechine é jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social/Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. É mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publicou, entre outros, Televisão e Presença: uma abordagem semiótica da transmissão direta (Estação das Letras e Cores, 2008). É coautora e editora (com Alexandre Figueirôa) de Guel Arraes, um inventor no audiovisual brasileiro (CEPE, 2008). Tem interesses de pesquisa em linguagens audiovisuais, televisão, vídeo, telejornalismo, mídias digitais.

Saiba mais sobre a Rede Coque Vive no blog: http://www.coquevive.org/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário