Diario de Pernambuco, Viver
Sábado, 12 de março de 2010
Coco vai bem na fita
Camaragibe também é uma terra de coco. Apesar de hoje contar basicamente com apenas um grupo jovem e ativo, o Adiel Luna e Coco Camará, o Ponto de Cultura Tecer vem fazendo há quase dois anos um resgate da antiga tradição da cultura popular na cidade. Uma dessas ações é o documentário Coco Camará e a poesia solta no vento que traz depoimentos de três mestres da velha guarda de Camaragibe: Ruy Pereira, Leôncio Bernardo e Zeca do Pandeiro. Hoje os três protagonistas participam da festa Sambada da Laia, a partir das 20h, na gruta da Vila da Fábrica, no último dia de filmagens do documentário.
A Sambada, que volta depois de uma pausa que começou no fim do ano passado, também vai ser palco do lançamento do primeiro disco de Adiel Luna e Coco Camará, um dos responsáveis pela pesquisa da história do coco em Camaragibe. ´O trabalho que iniciamos no ponto de cultura foi a base para a criação do roteiro`, conta Adiel. A direção do documentário ficou a cargo de Natália Lopes. ´No começo a proposta era fazer um filme investigativo sobre esses mestres. Mas o tempo passou, a ideia amadureceu e fizemos um filme que mostra o encontro de gerações entre antigos e novos mestres`, explica a diretora.
O documentário está sendo filmado com recursos do edital Interações estéticas, da Funarte, e deverá ser finalizado em maio. ´A nossa ideia é que ele seja exibido em Camaragibe e em alguma sala do Recife perto do São João, que é a festa em que o coco fica mais popular`, adianta Natália. O filme traz depoimentos, trechos de shows e conversas entre Adiel e os mestres, além de uma cena filmada na casa de Zé Carrito, que, na década de 1960, sediava as tradicionais festas de coco de Camaragibe.
Além da presença dos três mestres, a sambada de hoje vai contar com a participação de todos os convidados especiais do disco de Adiel Luna e Coco Camará, entre eles, Guitinho Xambá, do Bongar, mestre Galo Preto e a banda Casas Populares. ´A sambada é um momento de integração da cultura popular. Todo mundo dança e canta junto`, convida Adiel. A entrada é gratuita. (Carolina Santos)
Serviço
Sambada da Laia
Onde: Gruta Bar (ao lado da Praça da Gruta e em frente à Praça de Eventos) Vila da Fábrica, Camaragibe.
Quando: Hoje, a partir das 20h
Entrada gratuita
Mais informações: 8553-2565 e 9663-0706
Para ler essa matéria no site do jornal, clique no link: http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/03/12/viver5_0.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário