CAMARAGIBE - PERNAMBUCO - BRASIL
cineclubedalaia@gmail.com

Páginas dos amigos da Laia

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cinelcube Florestano: confira programação de outubro

Passada a agitação do Festival de Cultura Sertão Itaparica Mundo, a coordenação do Ponto de Cultura retoma as atividades da demanda sócio educativa do CineClube Florestano. A programação será, praticamente, a mesma do mês de agosto que, por motivos técnicos, teve que ser cancelada.

Com exceção de Macunaíma – filme de 1969, baseado na obra do escritor e pesquisador Mário de Andrade – e da sessão com animações nacionais, a temática predominante de outubro será a música. Através de documentários, o CineClube Florestano exibirá histórias de artistas e grupos musicais do Nordeste, principalmente, de Pernambuco, como Naná Vasconcelos; Siba e a Fuloresta; João do Morro, entre outros.

Sinopse dos filmes:

MACUNAÍMA (RJ, 1969), de Joaquim Pedro de Andrade - Macunaíma é a história de um anti-herói nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras, acompanhado de seus irmãos.

ANIMAÇÕES NACIONAIS (vários) - Animações voltadas para o público infanto-juvenil. São produções de vários estados tratando dos mais variados temas, apresentando um boneco-lâmpada, um menino que voa, uma velhinha na cadeira de rodas, um vampiro etc.

FULORESTA DO SAMBA (PE, 2005), de Marcelo Pinheiro - Mostra a trajetória do músico Siba Veloso que abandonou a carreira em São Paulo para ir morar em Nazaré da Mata/PE, onde formou uma banda com músicos tradicionais e excursionou pela Europa.

TEBEI (PE, 2008), de Gustavo Vilar, Hamilton Costa, Paloma Granjeiro e Pedro Rampazzo - Documentário sobre o Coco de Tebei, que retrata o dia-a-dia da comunidade Olho D’Água do Bruno, formada por agricultores e tecelões, que mantém a tradição de dançar e cantar coco.

BABAUPARATODOS (CE, 2010), de Carlos Normando - Babau do Pandeiro é o cambista que virou artista e não quer nem saber em que bicho isso vai dar. O filme mostra Babau gravando suas músicas singelas que viraram hits no Ceará.

DO MORRO? (PE, 2010), de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro - Neste filme, músicos, formadores de opinião e acadêmicos falam sobre a trajetória do músico João do Morro, discutindo polêmicas e os mecanismos contemporâneos de divulgação da cultura.

DIÁRIO DE NANÁ (SP, 2006), de Paschoal Samora - Naná Vasconcelos foi convidado para fazer uma viagem em busca da música do sagrado e do sagrado da música. Diário de Naná é um documentário sobre a música e a cultura no Recôncavo Baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário