Neste mês de outubro, o cineclube Dissenso será o responsável pelo projeto CineCabeça, realizado todos os sábados no Cinema São Luiz. Para a sessão de amanhã, está prevista a exibição de Terra deu, terra come, de Rodrigo Siqueira. O longa foi premiado no festival de documentários É tudo verdade deste ano, e coincidentemente, também será exibido pelo Nascedouro Cineclube (confira infos dessa sessão aqui no blog).
“Terra eu, Terra Come” narra a história de Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, que comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, morto aos 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma auto “mise-en-scène” instigante.
A produção foi vencedora do Prêmio CPFL Energia É Tudo Verdade “Janela para o Contemporâneo” de 2010; e também o Troféu Cidade de Gramado de Melhor Filme, da Mostra Panorâmica do Festival de Cinema de Gramado deste ano. Lançado nacionalmente neste 1º de outubro, o filme terá sessões de lançamento em diversos Cineclubes espalhados pelo país, numa iniciativa de parceria entre o Ministério da Cultura e a produtora 7Estrelo
CineCabeça
Sábado, 02/10/10
14h
Cinema São Luiz - Rua da Aurora, nº 175, Boa Vista, Recife.
Entrada Gratuita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário