Mais do que atrair a atenção da população para assistir filmes qualidade a preços populares e abrigar projetos de formação como o Cine Cabeça – voltado para alunos do ensino médio e escolas públicas –, o Cinema São Luiz vem, cada vez mais, ganhando a simpatia de produtores ligados ao audiovisual. De volta às atividades desde o fim de 2009, após reforma feita pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o equipamento figura novamente entre os principais espaços de difusão e realização de festivais na capital pernambucana. E a prova disso é o grande número desse tipo de evento que acontece até o final deste ano: ao todo oito.
Após aprovação de resolução do Conselho Consultivo do São Luiz, ficou acertada a realização dos eventos até dezembro. Entre eles, está o Festival de Vídeo de Pernambuco, realizado pela Fundarpe em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, e a 3ª Janela Internacional de Cinema do Recife, patrocinada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/Audiovisual).
O primeiro evento será a mostra Play The Movie, que acontece entre os dias 20 e 23 de setembro, seguido pela mostra Socine, organizada pela Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, no dia 5 de outubro. O Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) levará mais de 90 filmes para o público que comparecer ao São Luiz entre os dias 8 e 17 de outubro. O evento contará com lançamentos de filmes nacionais e internacionais, além de atividades mostrando o trabalho de dubladores.
A terceira edição da Janela Internacional de Cinema de Recife também será realizada no Cinema São Luiz. Marcada para ocorrer entre os dias 12 e 20 de novembro, o evento reunirá filmes de todo o mundo, sob a organização da Cinemascópio Produções. Na sequência, ainda haverá o Festival Atual de Cinema (22 de novembro) e o IV Festival do Audiovisual Ação Mulher (22 a 27 de novembro).
“O objetivo da Fundarpe é tornar o cinema um espaço de escoamento da produção independente e valorizar, aqui em Pernambuco, um equipamento capaz de receber mostras e festivais do audiovisual de todo o país”, afirmou a coordenadora de Cinema e Vídeo da Fundarpe, Carla Francine.
De 29 de novembro a 4 de dezembro, será realizada a mostra competitiva do Festival de Vídeo de Pernambuco. E para fechar o calendário, entre os dias 6 e 12 de dezembro, será a vez da 5 ªMostra de Direitos Humanos.
EDITAL – Em breve será lançado o edital do 12º Festival de Vídeo de Pernambuco, realizado Fundarpe em parceria com a PCR. Serão duas mostras, uma Geral e outra Universitária, com premiações de mais de R$ 40 mil para curtas-metragens. O regulamento e o formulário de inscrição estarão disponíveis, a partir do dia 10 deste mês, nos sites www.fundarpe.pe.gov.br e www.recife.pe.gov.br.
Confira a programação dos festivais e mostras realizadas no Cinema São Luiz:
Mostra Play The Movie
20 a 23 de setembro
http://www.coquetelmolotov.com.br/blog/festival/#header
Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
05 de outubro
www.socine.org.br
Fici – Festival Internacional de Cinema Infantil
08 a 17 de outubro
www.festivaldecinemainfantil.com.br
Janela Internacional de Cinema do Recife
12 a 20 de novembro
www.janeladecinema.com.br
Festival Atual de Cinema
22 de novembro
IV Festival do Audiovisual Ação Mulher
22 a 27 de novembro
Festival de Video de Pernambuco
29 de novembro a 03 de dezembro
www.fundarpe.pe.gov.br e www.recife.pe.gov.br
5 ªMostra de Direitos Humanos
06 a 12 de dezembro
www.cinedireitoshumanos.org.br
Esta notícia foi extraída do site Pernambuco Nação Cultural.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário