
É com imenso prazer que o Cineclube da Laia anuncia sua próxima sessão. Neste mês de setembro trazemos dois filmes que tematizam o sertão e o ser sertanejo. Tratam-se do curta-metragem pernambucano "A Morte do Rei do Barro", de Plínio Uchôa e Marcos Buccini e do longa-metragem "Patativa do Assaré - Ave Poesia, do cineasta cearense, Rosemberg Cariry".
A Morte do Rei do Barro é o primeiro dos filmes disponibilizados recentemente pelo Núcleo de Animação da Faculdades Integradas Barros Melo - AESO - a ser exibido no nosso cineclube. Fica aqui o nosso agradecimento, em especial a Daniel Braga, pela doação de cinco produções que vieram enriquecer o nosso acervo. O filme faz uma leitura bem-humorada da chegada do bando do cangaceiro Lampião em uma pequena cidade sertaneja.
Já o longa Patativa do Assaré - Ave Poesia foi gentilmente cedido a nossa produção pelo realizador Rosemberg Cariry, que através de um rico acervo de imagens e depoimentos, traz um olhar emocionado sobre a vida e obra de seu pai, o grande poeta Patativa.
Confiram a sinopse deste documentário:
A vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo. Aço e rosa. Quem lê ou escuta a poesia de Patativa do Assaré pensa, emociona-se e conscientiza-se do mundo, porque na sua poesia estão presentes todas as lutas e esperanças do povo; estão reunidas palavras e idéias que se erguem com a dignidade guerreira dos justos, contra todas as formas de obscurantismos e de exploração do homem. No ano de 2001, Patativa do Assaré foi escolhido como um dos mais importantes cearenses do século XX.
Veja aqui o trailer.
Cineclube da Laia "Imaginário Sertão"
"A Morte do Rei do Barro" e "Patativa do Assaré - Ave Poesia"
Sábado,11 de setembro de 2010
Horário: 20 horas
Praça da Gruta, Vila da Fábrica - Camaragibe
Entrada Franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário