CAMARAGIBE - PERNAMBUCO - BRASIL
cineclubedalaia@gmail.com

Páginas dos amigos da Laia

sábado, 7 de agosto de 2010

Estudantes de Triunfo realizam mostra especial no 3º Festival de Cinema da cidade

Os jovens também formaram um cineclube para discutir o conteúdo das exibições

Neste sábado (7), a partir das 19h, estudantes da rede pública de ensino de Triunfo promovem a Mostra Realizando em um Minuto. O evento é fruto de uma das oficinas da qual os jovens participaram durante a terceira edição do Festival de Cinema de Triunfo, que se despede hoje (7) da cidade. Os videastas mirins produziram seis filmes de um minuto em menos de uma semana, sob a coordenação da cineasta pernambucana Alice Gouveia. A mostra será exibida no Theatro Cinema Guarany, mesmo local por onde passaram os 44 filmes selecionados para as mostras competitivas do Festival.

Na lista de curtas que serão exibidos, estão: Recomeço; Flor; Decisão; Casca; Acontece; e Desconhecido. “Na oficina a gente aprendeu a fazer filme, editar, a ser ator e atriz. No começo, eu não tinha idéia do que iria acontecer na oficina. Mas enfrentei o medo do desconhecido e aprendi que a gente tem que aproveitar as oportunidades que a vida oferece”, diz a estudante Maria de Fátima, de 15 anos. Nos roteiros, histórias sobre sentimentos, diversão e o perigo das drogas, problema que a cidade vem enfrentando há algum tempo. “As drogas estão muito presentes na região. Talvez o filme ajude a refletir sobre esse problema”, diz a estudante Laisse Pereira, de 15 anos, que, dentro da oficina já atuou como atriz e produtora.

E reflexão é uma das propostas do cineclube criado essa semana na cidade pelos estudantes estimulados pela oficina “Criação e Manutenção de um Cineclube”, realizada pela Federação Pernambucana de Cineclubismo, dentro da programação do 3º Festival de Cinema de Triunfo. Na última quinta-feira (5), os jovens promoveram uma sessão especial de cinema com debate após a exibição. “O cinema não é só para você assistir e deixar pra lá. Ele é feito para pensar e ser discutido em grupo. Quando a gente faz um debate, a gente aprende a formar a nossa opinião. Nós pretendemos levar o cineclube adiante, realizar sessões fixas de cinema na cidade, promover discussões e movimentar o audiovisual de Triunfo”, diz o estudante Emerson Miguel, de 15 anos.


Fonte: www.fundarpe.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário