A Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC – traz para o cineCabeça deste sábado (03) uma sessão animada com alguns dos principais curtas-metragens brasileiros do gênero. Na programação estão sete vídeos de diferentes Estados, entre eles os pernambucanos A Morte do Rei de Barro, O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar e SomoS SomoS. Após a exibição haverá um bate papo com a presença de convidados. A sessão acontecerá a partir das 14h, no Cinema São Luiz, com entrada franca.
Esta ação aos sábados tem como objetivo fomentar e difundir a prática do cineclubismo em Pernambuco através da exibição de filmes nacionais e consequente realização de discussões. O CineCabeça, projeto que integra o programa Células Culturais nas Escolas/Pacto pela Vida, é coordenado pela FUNDARPE, em parceria com o Programa CinEscola, o Centro de Atitudes e a Federação Pernambucana de Cineclubes - FEPEC.
Filmes a serem exibidos:
* A Morte do Rei de Barro (PE)
Direção: Plínio Uchôa e Marcos Buccini
05 min, 2005
Realizado com bonecos de barro e ambientado no cangaço do Nordeste brasileiro, o curta faz referência ao Mestre Vitalino e conta a história de duas quadrilhas de cangaceiros que se enfrentam no agreste de Pernambuco.
* O Jumento Santo e a Cidade que se acabou antes de começar (PE)
Direção: Léo D. e William Paiva
11 min, 2007
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem a terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem.
* SomoS SomoS (PE)
Direção: André Pyrrho e Paulo Leonardo
Livre adaptação surreal de uma antiga fábula pouco conhecida hoje em dia que narra estranhos acontecimentos na vida de moradores da Zona da Mata de Pernambuco.
* O Anão Que virou gigante (RJ)
Direção: Marão
10 min, 2008
A improvável - todavia autêntica - história do anão que virou gigante.
* Silêncio e Sombras (PR)
Direção: Murilo Hauser
09 min, 2008
Quem cavalga tão tarde pela noite e pelo vento? Em “silêncio e sombras” o espectador é convidado a acompanhar a difícil jornada do final da infância até as incertezas da idade adulta.
* A Ilha (DF)
Direção: Alê Camargo
10 min, 2008
A ilha conta a história de Edu, um rapaz em uma grande metrópole. O filme aborda de maneira bem humorada os problemas e dificuldades de se viver em uma cidade grande, onde as aparências enganam e o simples ato de se atravessar uma rua pode ser um problema.
* O Menino que plantava invernos (SP)
Direção: Victor-Hugo Borges
15 min, 2008
Antes de nascer, um menino tem seus pais mortos. Ele acredita que a tragédia foi causada por um maléfico dragão. Para se vingar, pensa em aniquilar o dragão trazendo à terra o pior frio já imaginado para congelar o monstro.
CineCabeça aos Sábados – Curtas Animados
Data: 03/07/10
Hora: 14h
Local: Cinema São Luiz
Endereço: Rua da Aurora, nº 175, Boa Vista, Recife.
Entrada: Gratuita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário