CAMARAGIBE - PERNAMBUCO - BRASIL
cineclubedalaia@gmail.com

Páginas dos amigos da Laia

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cineclube Curta Doze e Meia entre praias, jangadas e coqueiros

Na próxima quinta-feira (29) o Cineclube Curta Doze e Meia exibirá os vídeos “Odoiá” e “A Última Terra”. O curta e o média-metragem, respectivamente, encerram a programação do mês de julho, em homenagem ao inquieto e provocador Marco Hanois. Após a sessão haverá um bate-papo descontraído com os artistas que participaram das produções. As exibições do Curta Doze e Meia ocorrem todas as quintas-feiras no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, sempre às 12h30 e entrada gratuita.

Livre adaptação do conto “O Pescador e sua Alma”, de Oscar Wilde, o curta-metragem Odoiá foi todo filmado no município do Cabo de Santo Agostinho (PE), em 1995, e nos conduz a um mergulho antropológico na simplicidade do homem do mar. Já em “A Última Terra” a videoarte torna a aparecer nos trabalhos do Hanois, desta vez também como um vídeopoema que narra o processo de ocupação urbana das praias do nordeste do Brasil. Os dois vídeos tiveram a direção de Marco Hanois (confira a vinheta no fim deste post).

Vídeos a serem exibidos:

Odoiá – 1995 - 23' 30" - O tormento do pescador impossibilitado de sacramentar seu amor com uma criatura do mar está inserido no imaginário de quem vive entre jangadas e coqueiros. O pescador, num dilema existencialista, tenta libertar-se da alma que o afasta da plenitude do amor. Vida e morte, fé e mistério. Mergulho antropológico na simplicidade do homem do mar, “Odoiá” é uma adaptação livre de “O Pescador e sua Alma”, da obra de Oscar Wilde.

A Última Terra – 1991 – 40' – Com Patrícia França, Robson Duarte e Cláudia Figueiredo. Música de Zé da Flauta. Uma aventura em vídeoarte, onde a natureza é o personagem principal. Imagens e poesias narram o processo de ocupação urbana das praias do nordeste do Brasil.

Cineclube Curta Doze e Meia
Dias 01, 08, 15, 22 e 29 de julho de 2010
todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife


Nenhum comentário:

Postar um comentário