CAMARAGIBE - PERNAMBUCO - BRASIL
cineclubedalaia@gmail.com

Páginas dos amigos da Laia

sábado, 17 de julho de 2010

Cinecabeça exibe produção paraibana

Para a sessão do cineCabeça deste sábado (17), a Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC – programou quatro vídeos de períodos e concepções diferentes, com visões acerca de fenômenos paraibanos. Através da parceria realizada com a Associação Brasileira de Documentaristas / Secção Paraíba serão exibidos os curtas “Aruanda”, “A Pedra da Riqueza”, “Paraíba Masculina Feminina Neutra” e “Rock em João Pessoa”. Após a exibição haverá um bate papo com a presença de representantes da ABD/PB. A sessão acontecerá a partir das 14h, no Cinema São Luiz, com entrada franca.

Confira a programação completa:


* Aruanda (PB)
Direção: Linduarte Noronha
21 min, 1960

Retrato do cotidiano da população remanescente de um antigo quilombo em Santana do Sabugi, na Serra do Talhado, Paraíba. Mais de 70 anos após a abolição da escravatura, a população permanece isolada da vida socioeconômica do resto do país, sobrevivendo precariamente do artesanato da cerâmica, vendido nas feiras das imediações. A música reitera a estagnação desse modo de vida. Filme considerado como introdutor do Cinema Novo.

* A Pedra da Riqueza (PB)
Direção: Vladimir Carvalho
Doc, 16 min, 1976

A partir de depoimentos dos próprios garimpeiros, o documentário procura compreender o processo primitivo do trabalho de garimpo da xelita, nas minas da região do vale do Sabugi, Paraíba, consideradas das mais importantes do mundo. Enfoca as rudimentares condições de vida desses trabalhadores, num sistema de trabalho quase primitivo, sem carteira de trabalho, assistência médica ou social e que desconhecem o valor e o destino da matéria-prima que extraem: o tungstênio, utilizado nos mais sofisticados e complexos instrumentos da tecnologia nuclear.

* Paraíba Masculina Feminina Neutra (PE)
Direção: Jomard Muniz de Brito
Exp, 30 min, 1982

Uma fricção histórico-existencial onde se mesclam registros da ambiência urbana de João Pessoa, com alegorias da pan-sexualidade.

* Rock em João Pessoa
Direção: Rodrigo Rocha
Doc, 15min, 1995

Todo o movimento que se iniciou a partir da década de 90, quando o gênero obteve diversos adeptos, tanto por parte do público, como pelos músicos e produtores locais. As bandas pessoenses já flertavam com diversos estilos, e viriam a ser influenciadas, sobretudo, pela repercussão do movimento “grunge”, em Seatle/EUA, palco para a 'explosão' de ícones com Nirvana e Pearl Jam.

CineCabeça aos Sábados
17/07/10
14h
Cinema São Luiz (Rua da Aurora, nº 175, Boa Vista, Recife)
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário