
Quarenta e sete curtas e longas-metragens foram selecionados para participar da terceira edição do Festival de Cinema de Triunfo, que acontece no mês de julho, no Cine-Teatro Guarany, na cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú. O Festival – realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com apoio da prefeitura local – recebeu 98 inscrições, das quais 47 foram selecionadas por uma comissão para participar das mostras competitivas e especial, nos formatos 35mm e Digital. Este ano, o evento distribuirá troféus e R$ 44 mil em prêmios.
Para a Mostra Especial, que tem como tema o Sertão, três produções serão exibidas. Os curtas-metragens pernambucanos Caretas, O Senhor das Ladeiras, de Marcos Carvalho; O Nordestino de todos os Séculos, de Élida Maria, Vanessa Virães e Vicente Landim; e o longa-metragem, também produzido no estado, Xaxado - A Dança de Cabra Macho, de Camilo Melo.
As outras 44 produções estão na disputa pela premiação das mostras competitivas, divididas nas categorias Curta-Metragem Nacional, Curta-Metragem Infanto-Juvenil, Curta-Metragem Pernambucano e Longa-Metragem Nacional.
Na categoria Longa-Metragem Nacional, cinco filmes estão na disputa: Patativa do Assaré - Ave Poesia (CE), de Rosemberg Cariry; A Ilha da Morte (CE), de Wolney Oliveira; O Homem que Engarrafava Nuvens (foto) (CE, PE, RJ e Nova Iorque), de Lírio Ferreira; Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (PE), Marcelo Gomes e Karim Ainouz; e Pacific (PE), de Marcelo Pedroso.
A categoria Curta-Metragem Infanto-Juvenil terá seis trabalhos na competição: Reisado Miudim (CE), de Petrus Cariry; Eu Queria Ser Um Monstro (RJ), de Marcelo Marão; O coração às vezes pára de bater (RJ), de Maria Camargo; O Jumento Santo (PE), de Leonardo Domingues e William Paiva; Espetáculo - O Mágico e a Domadora (BA), de Rafael Jardim; Mocó Jack (GO), de Luiz Botosso e Thiago Veiga.
Para a categoria Curta-Metragem Pernambucano, 10 produções foram selecionadas: Retinianas, de Luis Henrique Leal; Não Me Deixe Em Casa, de Daniel Aragão; À Felicidade, de Carlos Nigro; Matriuska, de Pablo Pólo; Bode Movie, de Taciano Valério; Rosário do Sertão, de M&aacu
te;rcia Mansur e Hanna Godoy; A Minha Alma é Irmã de Deus, de Luci Alcântara; Poesia em Alto Relevo, de Márcia Mansur; Do Morro?, de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro; e Aqui Mora Uma Pessoa Feliz, de Jean Santos.
A Categoria Curta-Metragem Nacional reúne 23 produções competidoras: Laurita (SP), de Roney Freitas; Pão Com Mortadela (SP), de Marcos Melo e Georgina Castro; Rec Pause (SP), de Bruno Carneiro; Teresa (SP), de Paula Szutan e Renata Terra; O Divino, De Repente (SP), de Fábio Yamaji; Bom dia, meu nome é Sheila ou Como trabalhar em telemarketing e ganhar um vale-coxinha (RJ), de Angelo Defanti; Lá Traz da Serra (PB), de Paulo Roberto; O Anão Que Virou Gigante (RJ), de Marcelo Marão; O Filme Mais Violento do Mundo (MG), de Gilberto Scarpa; Revertere Ad Locum Tuum (MG), de Armando Mendz; Quando a Chuva Chegar (PA), de Jorane Castro; Família Vidal (PB), de Diego Benevides; Bailão (SP), de Marcelo Caetano; Epox (PE), de Sérgio Oliveira; Faço de Mim o que Quero (PE), de Sérgio Oliveira e Petrônio Lorena; Borra de Café (PB), de Aluizio Guimarães; Tchau e Benção (PE), de Daniel Bandeira; Reminiscências (PR), de Aly Muritiba; Homem-Bomba (RJ), de Tarcísio Lara Puiati; Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos (PE), de Camilo Cavalcante; Recife Frio (PE), de Kleber Mendonça Filho; Maresia (RS), de Christian Schneider e Natália Piva; Incenso (PE), de Marco Hanois (in memorian).
Confira conteúdos dos filmes selecionados no Portal Pernambuco Nação Cultural:
CATEGORIA LONGA METRAGEM
-- Patativa do Assaré – Ave Poesia (1) (2)
-- O homem que engarrafava nuvens
-- A Ilha da Morte, de Wolney Oliveira
-- Viajo Porque preciso, volto porque te amo (1) (2) (3) (4)
-- Pacific (1) (2)
- CATEGORIA CURTA METRAGEM INFANTO JUVNIL
-- Eu queria ser um monstro
-- O jumento santo...
-- Espetáculo - O Mágico e a Domadora
- CATEGORIA CURTA METRAGEM PERNAMBUCO
-- Retinianas
-- Matriuska
- CATEGORIA CURTA METRAGEM NACIONAL
-- O Divino, de repente
-- Tchau e benção (1) (2)
-- O Anão que virou gigante
CATEGORIA CURTA METRAGEM NACIONAL
-- Recife Frio (trailer do filme e entrevistas) (1) (2) (3)
(FONTE: SITE FUNDARPE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário