CAMARAGIBE - PERNAMBUCO - BRASIL
cineclubedalaia@gmail.com

Páginas dos amigos da Laia

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Escolas particulares participam do projeto Cine Cabeça

Além de beneficiar estudantes de 38 escolas da rede estadual de ensino, iniciativa passa a contemplar instituições da rede privada, municipal e de outros projetos sócio-educativos

Nesta terça-feira (8), o cine Cabeça, projeto que já beneficiou 2 mil estudantes da rede estadual de ensino, promoverá, às 9h, sua primeira sessão para jovens egressos de outras instituições públicas ou particulares. A partir de agora, a iniciativa, promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em parceria com a Secretaria de Educação, irá dedicar as terças-feiras à exbição de filmes , no Cinema São Luiz, aos grupos que fizeram um agendamento prévio.

Nesta primeira sessão, jovens do Instituto Capibaribe (rede privada), Projeto Protejo (Secretaria da Juventude) e da escola municipal Antônio Vieira de Melo (Jaboatão dos Guararapes) poderão assistir aos filmes que integram a primeira temporada de exibições do projeto: o curta-metragem, Simião Martiniano - o camelô do cinema e Uma onda no ar. No primeiro, dirigido por Clara Angélica, o público terá a oportunidade de conhecer a vida de um dublê de camelô e cineasta autodidata alagoano que dá nome ao filme. Já em Uma Onda no Ar, coloca-se em discussão a polêmica sobre o papel das rádios piratas nas comunidades, tomando como base um caso real de uma rádio de Belo Horizonte (MG).

Lançado no início do mês de maio, o Cine Cabeça vem recebendo alunos de mais de 40 escolas da rede estadual de ensino, sempre às quartas e quintas-feiras, com o objetivo de ampliar as fronteiras da sala de aula através do audiovisual. No sábado, não somente os estudantes como também o público de maneira geral, participam de uma sessão cineclubista, mediada pela Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec). A programação é gratuita e traz sempre filmes nacionais seguidos de debates com a platéia.

As escolas ou grupos culturais e sócio-educativos que tenham interesse em participar da atividade já podem agendar visita através do telefone (81) 3463.6622

CÉLULAS CULTURAIS – O Cine Cabeça integra o Programa Células Culturais, que atua em escolas de 14 comunidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), promovendo oficinas culturais e artísticas de diversas linguagens – cultura popular, dança, teatro, artesanato, etc - para estudantes do nono ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O foco do programa são instituições localizadas em áreas vítimas de violência urbana ou em situação de risco social, mapeadas pelo Pacto Pela Vida.

(FONTE: FUNDARPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário